O quê seu filho está ouvindo?

Quando falamos em alimentação infantil é muito fácil perceber que a criança pequena precisa começar com alimentos simples e muito, mas muito devagar, vamos introduzindo outros tipos de alimentos. Não damos carne para um bebê, alimentos apimentados, vinho, etc…

Isto parece óbvio quando se trata de alimentação, mas não acontece o mesmo com a música. A música também é um “alimento” que entra literalmente dentro da criança e se espalha por todo seu organismo interferindo em absolutamente todos os seus processos orgânicos. Uma música com muitos instrumentos, com uma harmonia muito densa ou um ritmo muito acelerado ou acentuado causará danos na criança.

É preciso que os pais percebam que nem sempre o que lhes agrada é bom para a criança. Existem muitas músicas inadequadas feitas para o universo infantil. É difícil encontrar o simples, uma música que seria o correspondente da papinha, do leite materno. O que se encontra muito é uma música popular, com letras infantis, mas com toda a carga rítmica e harmônica que seria indicada para adultos ou adolescentes.

A abordagem da terapêutica musical na nossa cultura está ligada a tratamentos e pouco, a cuidados e prevenção, pois a maioria da população desconhece a influência negativa de muitas músicas e sons ambientes.

Sons muito agudos coagulam proteínas se projetados num meio líquido. Em concertos de Rock ovos são cozidos no palco e comidos. Vide o microondas. Uma melodia triste e lenta diminui a capacidade muscular. Harpejos de acordes ininterruptos baixam a pressão sanguínea, e há muitos outros exemplos e pesquisas que já comprovaram a atuação do som no ser humano.
Pais que dão para seus filhos um alimento musical adequado prepararam a criança para a vida, para que ela seja capaz de se alegrar, pular, mas também de se aquietar.

O Kântele é um instrumento muito indicado para a criança pequena (e também para adultos muito ansiosos) capaz de criar uma harmonia enorme. É uma pequenina harpa de 7 cordas e possui somente 5 tons. É o alimento simples, é o leite materno que a humanidade de antigamente conhecia. Hoje ele é muito usado nas escolas Waldorf em todo mundo.

É extremamente benéfico nos dias de hoje que os pais ou a professora de jardim, ao contar histórias ou ao colocar a criança para dormir toque sempre para ela, acalmando-a e preparando para a entrada no sono.

Mesmo não tendo um Kântele podemos cantar para nossas crianças músicas feitas com esses 5 tons ou escolher músicas mais simples do nosso folclore.

As músicas podem conduzir e facilitar muito a atividade diária como lavar as mãos, guardar os brinquedos, acordar, dormir, cozinhar, lanchar, etc… Antigamente a humanidade cantava!Hoje uma máquina canta por nós.

É muito mais rico uma pessoa de verdade que canta, pois outra coisa canta com ela, sua alma, seu amor, sua alegria que se espalha e abraça a criança.

No universo das brincadeiras temos também um alimento simples e muito amoroso que são os Brincadedos. (pequeninas histórias contadas com os dedos das mãos)

É muito bom quando o adulto aprende uma música, um Brincadedo e ele faz com a criança. Elas ficam encantadas.

Um rico material contendo músicas e Brincadedos você encontra no site www.cantaro.com.br

Um abraço sonoro!
Flávia Betti

Matérias

Rua Mangabeiras 275 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG
cantaro@cantaro.com.br
(31) 3344-3236