Como incentivar a criança no estudo de música em casa!

Queridos Pais,

Um ponto vital no estudo de qualquer instrumento (ou de qualquer capacidade que se queira adquirir na vida) é o treino, a repetição. O eco em casa está além do alcance do professor de música.

O ponto mais importante é o interesse real dos pais de ouvirem o que a criança toca ou está tentando tocar. Peçam sempre que ela toque. Entusiasmem-se por ela, com ela. Inventem mil e uma situações caseiras onde de novo ela pode tocar e aprimorar-se. Aqui vão algumas dicas (principalmente para os atarefados) que funcionaram:

● Perguntar sempre o que ela está fazendo em aula e qual música ela está aprendendo ou qual história está sendo contada.
● Quando se está cozinhando, no fim-de-semana, a criança pode tocar uma música, a comida fica mais saborosa, ou os legumes começam a dançar dentro da panela.
● A acústica dos banheiros geralmente amplia o som do instrumento, peça à ela para testar a acústica do banheiro, da cozinha, debaixo da escada, dentro do armário, etc.
● Quando se tem que arrumar a casa, colocar as roupas no lugar, dar banho no irmão uma música sempre anima.
● Há certos “livros” que só abrem sua capa ao som de uma música.
● Os parentes e amigos podem ajudar muito pedindo para a criança: - Toque aquela de novo para mim. É importante repetir.
● Uma música para acordar o papai ou a mamãe, ou o irmão (de surpresa) num domingo por exemplo.
● Uma música de presente no aniversário da vovó, do vovô, do titio, natal, dia do cachorro, do gato, etc..
● “Hoje eu estou me sentindo um pouco triste, queria muito que você tocasse aquela música para mim, ela me anima” “Qual”?”“ Aquela que me lembra o castelo”.
● “Vem, eu rego as plantas com água e você com música; qual você acha que esta violeta vai gostar? “Veja como ela está murchinha, vamos animá-la”.
● “Hoje vamos fazer uma troca, eu guardo seus brinquedos e você toca enquanto eu guardo.”
● “Você consegue tocar uma música sem errar uma nota? Ok, se você conseguir eu te faço uma surpresa” (Lembrem-se de que a criança deverá conquistar a surpresa, pode levar dias até ela treinar e conseguir merecê-la).
● Pode-se combinar dela tocar uma música antes de cada lição de casa e uma no final (para abrir e fechar o caderno). Só uma vez, não demora nada e vira um hábito.
● Depois de uma feira ou de um supermercado, as laranjas e maçãs, o sabão e os fósforos dançam animadamente para os seus lugares ao som de uma melodia.

Muito importante: em todas essas situações a criança tocará uma vez a música, quem sabe duas e voltará a brincar. Você terá muito tempo cozinhando, guardando suas compras, etc. é claro que a criança poderá continuar se quiser, mas é para ela sentir que é leve.

Toda grande conquista só é adquirida com treino, repetição, entusiasmo e perseverança. Nesta idade eles ainda não têm isso, vamos ajudá-los. O professor precisa de vocês pais, precisa do eco.

Boa sorte a todos!
Flávia Betti

Matérias

Rua Mangabeiras 275 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG
cantaro@cantaro.com.br
(31) 3344-3236