Nossos Professores

Flávia Betti

Flávia Betti iniciou aos 4 anos de idade um trabalho de musicalização infantil. Dos 9 aos 14 anos estudou piano clássico quando então, entrou para o conservatório Livre de Aprendizagem Musical (C.L.A.M.). Paralelamente estudou bateria, flauta doce e teoria musical. Iniciou seus estudos de canto em 1984 com Jurgem Schrijfer e, desde então, é aluna de Thomas Adam, professor de cantoterapeuta, responsável pela Escola do Desvendar da Voz no Brasil. Paralelamente, estudou canto com a professora Maria Isilda, com a maestrina Márcia Mafra Ferreira; regência e técnica vocal com Elza Lakschevitz,canto com Nedy Thomas e canto de câmara com Marta Herr. Publicou o livro "Brincando e Cantando com Crianças" volumes I e II e Cantarolã para crianças de 0 a 7 anos. É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças, lecionando em diversos cursos de formação de professores na Pedagogia Waldorf e na rede estadual de ensino.

Fundou o Grupo de Liras Acalanto (1996-2002), com o objetivo de desenvolver um trabalho social e terapêutico através da música. Com este grupo, se apresentou em hospitais e projetos sociais. Em 2000, fez o caminho de Santiago de Compostela tocando Lira nas catedrais. Foi cofundadora e coordenadora do Antropomúsica curso de ampliação musical através da antroposofia em 2007 e 2008. Participou dos I, II,III e IV Congressos Internacionais de Lira na Alemanha (2000), Estados Unidos (2003, Irlanda e Suécia, onde se apresentou com outras liristas brasileiras, representando o Brasil.

Mora atualmente em Belo Horizonte e junto com Karla Polanczyk fundou o Cântaro – Centro de desenvolvimento musical, onde realizam cursos, workshops, palestras e atividades semanais de iniciação musical, grupos de canto, Kântele e Lira.

Karla Polanczyk

Karla Polanczyk iniciou seus estudos musicais em março de 2003. Desde então, tem se dedicado inteiramente ao estudo da lira, do kântele e do canto, e dos resultados terapêuticos deste trabalho.

Cursou o Antropomúsica I - Música para o Desenvolvimento Humano na Arte, Pedagogia e Terapia em Botucatu, e a formação de 4 anos em Canto-terapia na Escola Raphael de Canto-terapia, em Florianópolis, sob coordenação de Thomas Adam. Participou do Grupo Kallíope de Liras e mais tarde formou, junto com Flávia Betti o Kallíope Duo de Liras, com quem tem dado concertos e levado a música das Liras para todos os tipos de evento, entre eles: II Festival de Inverno de Entre Rios de Minas em 2006; Fundação de Educação Artística em 2006 e 2007; Museu da Pampulha em 2008; na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Belo Horizonte) e no teatro do Centro de Artes Rudolf Steiner (São Paulo) em 2009.

Participou do III, IV, V e VI Congressos Internacionais de Liras, na Irlanda (2006), na Suécia (2009), na Alemanha (2012) e Detroit (2015), se apresentando com outras liristas brasileiras e representando o Brasil no evento. Participou também do I Congresso Internacional de Canto e Canto-terapia em Donach, Suíça, em 2012, onde também se apresentou levando a música brasileira.

Fundou o Cântaro - Centro de Desenvolvimento Musical - em 2008, em Belo Horizonte, junto com Flávia Betti, onde atua com a canto-terapia, leciona canto, Kântele e Lira, além de promover vários cursos e eventos musicais.

Contato: (31) 99993-7570

Cibele Oliveira (Meera)

Cantora, professora de canto e pesquisadora da voz. Desenvolve um método de arte educação vocal, ao longo de seus trinta anos de carreira com o canto profissional, que integra a técnica e expressão da subjetividade do cantor, à psicologia da voz e ao yoga do som.

Oferece um curso de canto ligado ao aspecto técnico e expressivo da voz, tanto através de aulas em grupo e individuais, como também workshops e apresentações.

É gestora cultural na área de projetos artístico-musicais, com vasta experiência em diversas cidades de Minas e também em Florianópolis.

Coordena Grupos de Seresta para terceira idade, além de atendimentos individuais para este público. Possui formação em Psicologia, Canto Popular e Gestão Cultural.

É pós graduada em Arte, Educação e Cultura, pela UEMG, onde pesquisou sobre os artistas populares, através da Festa do Reinado/Congado.

Viajou para a Índia em 2016, buscando aprimorar sua busca em Bhakti e Mantra Yoga e desde 2013 pesquisa o Mantra Yoga e Yoga do Som.

Contato: (31) 97307-9990

Cláudia Miranda

Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos com o piano, depois estudou outros instrumentos e canto.Formou-se em arquitetura e voltou a se dedicar de novo à música a partir de 1999. Em 2002 começou a estudar harpa com Myriam Rugani e depois com Marcelo Penido.

Em 2005 participou do Congresso Mundial de Harpa na Irlanda, onde conheceu a Harpaterapia (International Harp Therapy Program, coordenado por Christina Tourin).

Cursou o Antropomúsica I em 2007, tendo participado de vários eventos com as fundadoras do Cântaro, Flávia Betti e Karla Polanczyk.

Fez apresentações com harpa e em cantos corais com regência da Flávia Betti em diversos eventos. Com Helen Isolani apresentou Canções Celtas para Harpa e Voz em 2008.

Cursou Harpaterapia online em 2008. Em 2009 entrou na UFMG no bacharelado de Musicoterapia, formando-se em 2012.

Organizou workshops de harpaterapeutas americanas no Brasil: Christina Tourin em 2011 e 2013; Sue Raimond em 2016 e Judi Byron em 2016 e 2017.

Criou o grupo Anjos das Harpas para trabalhos voluntários em hospitais, asilos de idosos, abrigos de crianças e abrigo de animais. Participou do retiro de Harpaterapia na ilha de Iona, Escócia, em 2013 e do encontro geral de Harpaterapia em San Diego em 2015.

Em 2014 fez o curso de Tanatologia pela Sotamig, sendo agora uma das professoras do curso.

Em 2016 lançou seu livro Tons de Cores e Sons - Matizes da Harpaterapia, no qual sintetiza suas pesquisas musicais. Como musicoterapeuta, trabalhou na Captamed, empresa de assistência domiciliar, na qual atuou principalmente em pesquisas sobre os benefícios da musicoterapia com idosos, tendo participado de diversas publicações, alguma premiadas. Trabalhou também na clínica Onconcentro e trabalha no Residencial Sênior Jardins.

Fez a formação em Terapia de Som em 2018 com Nada Shakti e a introdução à Nada Yoga em 2019 com Marcelo Aquino.

Atualmente tem aulas de técnica vocal com Cibele Oliveira, ministra aulas de harpa de colo e o curso de Harpaterapia em forma presencial ou online, atende pacientes individuais com Musicoterapia e Harpaterapia.

Juntamente com Gerdson Mourão está produzindo harpas simples em forma de asa reta (com o nome tupi Papy Tarep) para dar acessibilidade ao estudante brasileiro se iniciar no instrumento.

Contato: (31) 98886-1288

Rua Mangabeiras 275 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG
cantaro@cantaro.com.br
Siga-nos
(31) 3344-3236
(31) 99956-3236