Nossos Professores

Flávia Betti

Flávia Betti iniciou aos 4 anos de idade um trabalho de musicalização infantil. Dos 9 aos 14 anos estudou piano clássico quando então, entrou para o conservatório Livre de Aprendizagem Musical (C.L.A.M.). Paralelamente estudou bateria, flauta doce e teoria musical. Iniciou seus estudos de canto em 1984 com Jurgem Schrijfer e, desde então, é aluna de Thomas Adam, professor de cantoterapeuta, responsável pela Escola do Desvendar da Voz no Brasil. Paralelamente, estudou canto com a professora Maria Isilda, com a maestrina Márcia Mafra Ferreira; regência e técnica vocal com Elza Lakschevitz,canto com Nedy Thomas e canto de câmara com Marta Herr. Publicou o livro "Brincando e Cantando com Crianças" volumes I e II e Cantarolã para crianças de 0 a 7 anos. É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças, lecionando em diversos cursos de formação de professores na Pedagogia Waldorf e na rede estadual de ensino.

Fundou o Grupo de Liras Acalanto (1996-2002), com o objetivo de desenvolver um trabalho social e terapêutico através da música. Com este grupo, se apresentou em hospitais e projetos sociais. Em 2000, fez o caminho de Santiago de Compostela tocando Lira nas catedrais. Foi cofundadora e coordenadora do Antropomúsica curso de ampliação musical através da antroposofia em 2007 e 2008. Participou dos I, II,III e IV Congressos Internacionais de Lira na Alemanha (2000), Estados Unidos (2003, Irlanda e Suécia, onde se apresentou com outras liristas brasileiras, representando o Brasil.

Mora atualmente em Belo Horizonte e junto com Karla Polanczyk fundou o Cântaro – Centro de desenvolvimento musical, onde realizam cursos, workshops, palestras e atividades semanais de iniciação musical,grupos de canto, Kântele, Lira, harpa, piano, euritmia e outros Integrante do Kallíope Duo de Liras com Karla Polanczyck , com quem tem dado concertos e levado a música das Liras para diversos tipos de evento.

Karla Polanczyk

Karla Polanczyk iniciou seus estudos musicais em março de 2003. Desde então, tem se dedicado inteiramente ao estudo da lira, do kântele e do canto, e dos resultados terapêuticos deste trabalho.

Cursou o Antropomúsica I - Música para o Desenvolvimento Humano na Arte, Pedagogia e Terapia em Botucatu, e a formação de 4 anos em Canto-terapia na Escola Raphael de Canto-terapia, em Florianópolis, sob coordenação de Thomas Adam. Participou do Grupo Kallíope de Liras e mais tarde formou, junto com Flávia Betti o Kallíope Duo de Liras, com quem tem dado concertos e levado a música das Liras para todos os tipos de evento, entre eles: II Festival de Inverno de Entre Rios de Minas em 2006; Fundação de Educação Artística em 2006 e 2007; Museu da Pampulha em 2008; na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Belo Horizonte) e no teatro do Centro de Artes Rudolf Steiner (São Paulo) em 2009.

Participou do III, IV e V Congressos Internacionais de Liras, na Irlanda (2006), na Suécia (2009) e na Alemanha (2012), se apresentando com outras liristas brasileiras e representando o Brasil no evento. Participou também do I Congresso Internacional de Canto e Canto-terapia em Donach, Suíça, em 2012, onde também se apresentou levando a música brasileira.

Fundou o Cântaro - Centro de Desenvolvimento Musical - em 2008, em Belo Horizonte, junto com Flávia Betti, onde atua com a canto-terapia, leciona canto, Kântele e Lira, além de promover vários cursos e eventos musicais.

Leonardo Kallás

Iniciou os estudos de música aos 15 anos através do contra-baixo. Estudou durante 2 anos e aos 17, complementou os estudos com violão clássico. Cursou durante 1 ano e meio o curso de musicalização na Fundação de Educação Artística. A partir de 2015 iniciou seus estudos de Kântele e Lira consecutivamente na escola Cântaro, e tem se dedicado desde então, ao estudo e aprofundamento dos mesmos. 

Participou do I Encontro Nacional de Liras e Kânteles realizado em setembro de 2016.

Telefone: (31) 3344-3236
Karla: (31) 9 9993-7570
Flávia: (31) 9 9295-4913