Música: fortalecendo o adulto para o desenvolvimento das crianças

(0 a 7 anos)

Flávia Betti

O trabalho tem como principal objetivo nutrir o adulto. O adulto hoje em dia está muito fraco. Em primeiro lugar ele precisa se alimentar, aprender a respirar, ele precisa se nutrir, se fortalecer, para estar com a criança num estado de consciência diferente. Vamos trabalhar isso através do canto, através das brincadeiras, através da respiração e de alguns exercícios que vão trazer o adulto para o momento presente, onde ele pode, naquela semana, naquele horário, estar consigo mesmo e se nutrir.

O kântele vem como complemento deste trabalho, de uma forma muito singela. A criança precisa de um alimento musical muito simples, como o leite materno. Canções e gestos, muito delicados. Precisamos aprender a amar o simples e conseguir fazer um envoltório de calor, de proteção e de sonho para a criança pequena, para que ela possa ser criança. E para que eu possa fazer isso, eu como adulto preciso me desacelerar, preciso respirar, preciso estar com a criança naquele momento de um modo diferente. Alguns tipos de canções, com determinados ritmos e determinadas notas vão atuar como os chineses antigos falavam: “como uma fórmula mágica”. Seremos afinados numa outra vibração, num outro estado de consciência e poderemos criar um envoltório e um ambiente de proteção.

Então, o principal trabalho é com o adulto.

Vamos aprender brincadeiras com dedinhos, canções para dormir, para acordar, para comer, para guardar brinquedos, para as estações do ano; vamos ver os conteúdos que estão por trás destas estações e festas anuais e qual seu gesto, e como o adulto se coloca em movimento interno para estar cantando diferente, para que quando ele cante, ele traga uma outra força através de si mesmo.

As pessoas têm adorado este trabalho, tem sido muito gratificante!!

Todo o material é dado em forma de papel e mídia, por e-mails, links, filmes e áudios para que as pessoas possam repetir e fazer em casa.

Outros professores e pais que não sejam do primeiro setênio, também podem participar, no sentido de entender este estado de consciência, esta atmosfera e também de participar do trabalho com o canto e com a voz. Mas o material vai até o primeiro ano do fundamental.

Mães, grávidas, pais, babás, avós, terapeutas, professores, jardineiras, todos podem participar!!

Curso em Belo Horizonte
Curso em São Paulo

Matérias

Rua Mangabeiras 275 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG
cantaro@cantaro.com.br
(31) 3344-3236