Nossos Professores

Flávia Betti

Flávia Betti iniciou aos 4 anos de idade um trabalho de musicalização infantil. Dos 9 aos 14 anos estudou piano clássico quando então, entrou para o conservatório Livre de Aprendizagem Musical (C.L.A.M.). Paralelamente estudou bateria, flauta doce e teoria musical.

Professora de canto formada em cantoterapia pela escola Raphael.
Iniciou seus estudos de canto em 1984 com Jurgem Schrijfer e foi aluna por mais de 15 anos de Thomas Adam, professor e cantoterapeuta, responsável pela Escola do Desvendar da Voz no Brasil. Paralelamente, estudou canto com a professora Maria Isilda, com a maestrina Márcia Mafra Ferreira; regência e técnica vocal com Elza Lakschevitz, canto com Nedy Thomas e canto de câmara com Marta Herr. 

Fez o seminário de pedagogia waldorf na Rudolf Steiner em 1984 e 1985 se especializando no 1o setênio.
Publicou o livro "Brincando e Cantando com Crianças" volumes I e II (esgotados) e Cantarolã 1 (livro e CD) para crianças de 0 a 7 anos. 
Foi professora do ensino infantil na escola Anabá. Atuou em creches e abrigos para crianças carentes até 2019. Trabalhou por mais de 25 anos com o ensino musical, focando o desenvolvimento da criança, em seminários e escolas por todo Brasil. Atualmente leciona na faculdade Rudolf Steiner na pós graduação do Ensino Infantil.
É hoje referência nacional no trabalho com o Kântele e a música pentatônica para crianças, lecionando em diversos cursos de formação de professores na Pedagogia Waldorf e na rede estadual de ensino.

Fundou o Grupo de Liras Acalanto (1996-2002), com o objetivo de desenvolver um trabalho social e terapêutico através da música. Com este grupo, se apresentou em hospitais e projetos sociais. Em 2000, fez o caminho de Santiago de Compostela tocando Lira nas catedrais.
Entre 1998 e 2019 participou dos congressos internacionais de Lira na Espanha,  Alemanha, Estados Unidos, Irlanda, Suécia, Holanda e da academia para Liristas Avançados na Alemanha.

Foi cofundadora e coordenadora do Antropomúsica, curso de ampliação musical através da antroposofia em 2007 e 2008.

Junto com Karla Polanczyk fundou o Cântaro – Centro de desenvolvimento musical, onde realizam cursos, workshops, palestras e atividades semanais de iniciação musical, grupos de canto, Kântele e Lira.
Atualmente leciona em São Paulo e online.

Autora do livro com CD - Cantarolã 1 e do Cantarolã 2 - Brincadedos DVD (agora em versão digital. Veja em nossa lojinha). Possui o Canal BRINCADEDO inscrevam-se:https://www.youtube.com/user/brincadedos

Contato: (31) 99295-4913

Ver todas as aulas com Flávia Betti

Karla Polanczyk

Karla Polanczyk iniciou seus estudos musicais entre infância e adolescência, com aulas de piano.

Retomou e intensificou seus estudos musicais em março de 2003. Desde então, tem se dedicado inteiramente ao estudo da lira, do kântele e do canto, e dos resultados terapêuticos deste trabalho.

Cursou o Antropomúsica I - Música para o Desenvolvimento Humano na Arte, Pedagogia e Terapia em Botucatu, e a formação de 4 anos em Cantoterapia na Escola Raphael de Cantoterapia, em Florianópolis, sob coordenação de Thomas Adam. Participou do Grupo Kallíope de Liras e mais tarde formou, junto com Flávia Betti o Kallíope Duo de Liras, com quem fez concertos e levou a música das Liras para todos os tipos de evento, entre eles: II Festival de Inverno de Entre Rios de Minas em 2006; Fundação de Educação Artística em 2006 e 2007; Museu da Pampulha em 2008; na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Belo Horizonte), no teatro do Centro de Artes Rudolf Steiner (São Paulo) em 2009. Participou de diferentes concertos, levando o Cântaro a diferentes locais, como teatros (Fundação de Educação Artística, TeatroSesi Minas, Teatro Marista (BH) dentre outros) e também igrejas

Participou do III, IV, V, VI, VII Congressos Internacionais de Liras, na Irlanda (2006), Suécia (2009), Alemanha (2012), Detroit (2015) e Holanda (2018), se apresentando com outras liristas brasileiras e representando o Brasil no evento.

 Participou do I Congresso Internacional de Canto e Cantoterapia em Donach, na Suíça, em 2012, onde também se apresentou levando a música brasileira.

Participou da 2. Internationale Sommer-Akademie fur Leierspiel (2ªAcademia Internacional de Verão de Liras), de 14 a 21 de julho de 2019, em Hemmersheim, Alemanha, coordenada por Christian Giersch e Martin Tobiassen.

Fundou o Cântaro - Centro de Desenvolvimento Musical - em 2008, em Belo Horizonte, junto com Flávia Betti. Atualmente é a única coordenadora dos trabalhos do Cântaro Belo Horizonte, onde leciona lira, kântele e canto, atuando também na Cantoterapia. Promove também outras atividades musicais e eventos.

Contato: (31) 99993-7570

Ver todas as aulas com Karla Polanczyk

Aline Melo

Aline Melo iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade com a flauta doce. Aos 10 anos, começou também o violino em uma escola Waldorf. Posteriormente tornou-se aluna da Fundação de Educação Artística (FEA) e permaneceu na instituição por 6 anos. Depois, continuou seus estudos de violino com Gilberto Paganini, Jovana Trifunovic e Hyu-Kyung Jung.

Participou como violinista nos festivais: XXV Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga (2014); XVI Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas (2015); XXII, XXIV, XXVI Semanas de Música de Câmara (2015, 2016) e Festival Acadêmico Filarmônica (2020).

Cursou o Antropomúsica, entre 2016 e 2018, sob coordenação de Marcelo Petraglia e Meca Vargas.

A partir de 2019, capacitou-se no Método Suzuki de violino, com foco no ensino para crianças. Fez os cursos de Filosofia, Livros 1, 2 e 3, além de oficinas sobre o ensino do violino. Foi aluna de Shinobu Saito (Japão/Brasil), Edward Kreitman (EUA) e Eduardo Luduena (Argentina).

Atualmente, está cursando o último ano de graduação em Música (educação musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já lecionou violino no Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais e na Cavallieri Escola de Música, além de dar vivência de cordas em grupo para crianças.

 Contato: (31) 98418-6428

Flávia Betti
Rua Fraternidade 558 - Santo Amaro - São Paulo - SP
cantacantaro@gmail.com
(11) 97141-7832
Karla Polanczyk
Rua Mangabeiras 275 - Santo Antônio - Belo Horizonte - MG
cantaro@cantaro.com.br
(31) 3344-3236
Todas as ilustrações deste site são de autoria de Luciana Betti